Você realmente sabe o que é qualidade de vida?

Você realmente sabe o que é qualidade de vida?

19 de setembro de 2017 0 Por admin

Qualidade de vida: muito se fala sobre esse conceito que é diferente para cada uma das pessoas. Seja na vida pessoal ou profissional, é difícil buscar equilíbrio entre as mesmas.

Preservar a sua qualidade de vida é estar em alinhamento com as seis dimensões da saúde, mesmo com as pressões pessoais ou profissionais, é buscar sentir-se bem em todos os âmbitos da sua vida para adquirir motivação e satisfação para viver.

As seis dimensões da saúde

Analisando as seis dimensões da saúde, é possível verificar o quanto a manutenção da mesma tem relação com a qualidade de vida:

Saúde Física

É tudo aquilo que envolve os aspectos fisiológicos de uma pessoa, acompanhado de hábitos alimentares saudáveis (praticar atividades físicas e realização de exames periódicos). Como sugestão para uma melhoria na sua saúde física: alongamentos e frequentar uma academia são algumas práticas que ajudam, por exemplo.

Saúde Emocional

É o equilíbrio das funções psíquicas, adequada a capacidade do ser humano no gerenciamento das tensões e estresse. Como sugestão na melhoria da sua saúde emocional: reflexões sobre os acontecimentos, sobre as emoções e sentimentos ajudam bastante.

Saúde Social

É a saúde de uma pessoa em relação à sua capacidade de interagir com outras pessoas (relações afetivas estáveis). Como sugestão de melhorias na sua saúde social: frequentar clubes, conviver mais com familiares e amigos em ambientes que você se identifica.

Saúde Profissional

É composta por um constante desenvolvimento profissional e reconhecimento das realizações nas funções exercidas. Algumas empresas investem na qualidade de vida de seus funcionários, oferecendo serviços de Quick Massage (massagem rápida), por exemplo. Como sugestão na melhoria da sua saúde profissional: reorganize o seu currículo e sua rede de contatos, se possível, procure uma empresa para se recolocar no mercado (aquela que tenha uma filosofia parecida com a sua).

Saúde Intelectual

É a utilização da capacidade de uma pessoa pesquisar e criar, mantendo a saúde cognitiva do ser. Como sugestão na melhoria da saúde intelectual: comprar livros de interesse pessoal, cursos de curta duração e outros passatempos que lhe deem prazer.

Saúde Espiritual

É a necessidade de cultivar uma vida espiritual na busca do desenvolvimento da totalidade do ser humano. Tem a ver com a busca de um sentido maior nas experiências de dor, sentimento, perdas, angústia e até mesmo a morte. Como sugestão na melhoria na saúde espiritual: seguir a religião que melhor tenha a ver com a sua filosofia de vida.

Baseando-se nessas dimensões, concluímos que a qualidade de vida está relacionada ao gerenciamento adequado das áreas físicas, emocional, social, profissional, intelectual e espiritual de cada um de nós, seres únicos.

E você, o que faz para ter qualidade de vida? Conte para nós nos comentários!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert